quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Uma Educação mais que Especial

O método da Escola Favo de Mel, vinculado à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), é desenvolvido com base em um tripé: ESCOLARIDADE, LUDICIDADE E TRABALHO. Levando em conta que na Educação Especial a socialização dos alunos é considerada o ponto-chave do processo ensino-aprendizagem, o item trabalho tem a função de inserir a criança e o adolescente em cursos profissionalizantes.
Por Jaciara Moreira


"Aqui nesta escola é permitido: combater preconceitos, admitir diferentes maneiras de ver o outro e ensinar a felicidade".
A mensagem afixada logo na entrada da Escola Especial Favo de Mel, em Quintino, subúrbio carioca, dá uma dica do que se encontra lá dentro. Nessa escola é permitido romper limitações. Em paralelo aos métodos de alfabetização, os professores utilizam arte, esporte, teatro, dança e cursos profissionalizantes para inserir na sociedade criaças e adolescentes com necessidades educacionais especiais.
"É a Educação pelo trabalho.Desenvolvemos oficinas que buscam a autonomia dos alunos e que dêem a eles condições de frequentar cursos profissionalizantes convencionais", explica Cristina, acrescentando que entre as oficinas oferecidas pela escola estão informática, cartonagem, culinária, marcenaria e encardenação.
"O papel da família é muito importante na educação especial. Os pais devem acreditar nos seus filhos. O sucesso desse tipo de educação depende de várias questões, entre elas a participação da família. Por isso, fazemos questão de abrir um espaço para os pais aqui", comenta a diretora da escola.



Reportagem exibida no Suplemento Comemorativo do Jornal Educar em comemoração aos seus dez anos.

http://www.appai.com.br/Jornal_Educar/jornal29/educacao_especial/especial.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário