domingo, 11 de outubro de 2009

Instituto Helena Antipoff

Referência em Educação Especial



                                                                                                                                                               Responsável pela educação especial da Rede Municipal de Ensino, o Instituto Helena Antipoff é considerado o único de referência na área em todo o país.

Criado há quase 31 anos, ele produz conhecimentos em educação especial e confecciona recursos multissensoriais que contribuem para a atualização permanente dos professores e desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
O IHA, com 67 profissionais, mantém nove oficinas para este fim: teatro, dança, música, informática, oficina vivencial de ajudas técnicas e pedagógicas, ginástica; artes plásticas e brinquedoteca.
Para quem não sabe quem foi Helena Antipoff: Ela foi professora e psicóloga e desenvolveu um trabalho pioneiro com educação especial no Brasil. Nascida na Rússia, em 1892, veio para o Brasil a convite do Governo de Minas Gerais, em 1929, para participar da reforma do ensino público mineiro. A reforma, inspirada no ideário da Escola Novista, previa a criação de um Instituto de Aperfeiçoamento de Professores, dedicado à formação de normalistas e com ênfase no ensino da Psicologia.
Em 1932, ainda em Minas, a professora Antipoff, acompanhada por um grupo de médicos, educadores e professores, fundou e presidiu a Sociedade Pestalozzi, para promover o cuidado das crianças excepcionais.
Considerando a escola a melhor saída para todos os males, Helena Antipoff dedicou sua vida à educação das crianças. Sempre defendeu o conceito de inteligência inovador para sua época, considerando fatores socioculturais no desenvolvimento mental.

Helena Antipoff morreu em 1974, em Belo Horizonte.

O Instituto Helena Antipoff fica na Rua Mata Machado, 15, no Maracanã.

http://www.rio.rj.gov.br/sme/leia_tambem/iha.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário