terça-feira, 6 de outubro de 2009

Inclusão Escolar: do que se trata?

Há alguns anos trabalhando com inclusão escolar de crianças com problemas no desenvolvimento, o Projeto Incluir vem discutindo essa prática que cresce a cada dia. A escola regular muitas vezes “inclui” um aluno com necessidades educacionais especiais sem alguns cuidados, em nome de uma lei que fala que todos têm direito à educação.


Colocar uma criança com graves problemas numa sala de aula regular é algo a se fazer com cautela. Quando falamos em inclusão escolar não se trata apenas de reunir impreterivelmente os diferentes, proporcionando um ensino igual para todos, o que leva, paradoxalmente a uma tentativa de normatizá-los para que convivam numa mesma sala.

Incluir uma criança “diferente” na escola regular significa proporcionar a todos os alunos o aprendizado de conviver com a diversidade, sem anulá-la. Experiência esta que faz parte de toda cultura, de qualquer sociedade. Isto quer dizer o que? Que não é possível apagar as diferenças, inclusive no que diz respeito ao aprendizado. Portanto, a inclusão como imaginamos e idealizamos não é a mesma que vemos na prática.(...)

A palavra Inclusão não significa promover a adequação ou a normatização de acordo com as características de uma maioria, seu significado está mais próximo à possibilidade de fazer parte, conviver e não se igualar. Portanto, é com grande cautela que devemos levantar a bandeira da inclusão escolar de crianças com graves problemas de desenvolvimento. Ao invés de tomarmos o assunto partindo de um ideal, do que diz a lei, é mais apropriado levar em consideração a própria criança, verificar o problema que ela apresenta e a partir daí avaliar a maneira de ingressá-la numa ou noutra sala de aula.(...)

Renata Abbamonte

http://www.netpsi.com.br/artigos/060405_inclusao.htm

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